Capacitação 4!!! novo Fôlego, novas disciplinas, objetivos focados! ENEM: aí vamos nós!!!

Capacitação 4!!! novo Fôlego, novas disciplinas, objetivos focados! ENEM: aí vamos nós!!!
Itaperuna de 02 a 06 de agosto de 2010

Viagem cultural com os alunos

Viagem cultural com os alunos
diretora, Aparecida, professoras, Regina e Eva e eu, Patrícia - Setembro /2010

equipe em ação

equipe em ação
Aryana, Mayara e Maykonn, equipe de síntese

Módulo 3

Iniciando!!! Novos desafios, novas conquistas!

fôlego novo!

fôlego novo!
iniciando o 3º módulo do autonomia- treinamento

Resultados excelentes na prova diagnóstica! Matemática: Maykon acertou 24 de 24 questões!

Resultados excelentes na prova diagnóstica! Matemática:  Maykon acertou 24 de 24 questões!
Bianca: 19 acertos Mayara: 21 acertos Ariana: 18 acertos Português Mayara: 24 acertos! Bianca: 21 acertos Mayara: 21 acertos Ariana: 20 acertos

No natal: 2010

No natal: 2010
No natal, nosso espírito abre-se à esperança ao contemplar a glória divina escondida na pobreza de um Menino envolvido em panos e reclinado numa simples manjedoura: é o Criador do universo reduzido à impotência de um recém-nascido! Na noite de Belém, o Redentor fez-se um de nós para ser nosso companheiro nas estradas insidiosas da História. Acolhamos a mão que Ele nos estende: é a mão que não nos quer tirar nada, mas apenas DAR! Feliz natal! Muitas bênçãos, mts alegrias, mt ESPERANÇA!

Páscoa 2010

Páscoa 2010

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Autonomia no Leonel

Autonomia no Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Cora Coralina

HOMENAGEM AO PROFESSOR

Sua tarefa é cuidar para que o aluno aprenda. Sua glória é descobrir que
seu aluno sabe pensar e o supera pela vida. Essa figura especial é o professor!
com muito carinho: Parabéns!
15 de outubro, dia do professor.

projeto de Artes

projeto de Artes

VIVA!!!

VIVA!!!

Nosso Trabalho

Este mês, no Autonomia, estamos estudando o Barroco e o Renascimento em Artes Plásticas. Para incrementar e tornar o aprendizado mais interessante, os alunos estão organizando uma mostra com suas preoduções artísticas. teremos cartazes com resultado das pesquisas, declamações, leituras dramáticas, painel de fotografias... assim que marcarmos uma data, avisaremos. Acompanhe!

bem-vindo ao nosso blog...

"A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira, que por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação." (Carlos Drummond de Andrade)

AUTONOMIA: Projeto visa diminuir a distorção idade-série dos alunos da rede

Desde o início do ano letivo de 2009, 13.180 alunos da Rede Pública Estadual estão aprendendo pela metodologia do novo Telecurso, por meio do projeto Autonomia. Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a Fundação Roberto Marinho, o projeto visa diminuir a distorção idade-série dos alunos da Educação Básica com idade mínima de 15 anos no Ensino Fundamental e de 17 anos no Ensino Médio. A meta é corrigir o fluxo de 70 mil alunos. Para isso, está prevista a inclusão de mais 56 mil estudantes no programa em 2010. Atualmente, 41% dos alunos do Ensino Fundamental e 61% do Ensino Médio apresentam a distorção idade-série, isto é, têm idade superior à que deveriam ter para cursar determinada série. “O percentual é imenso porque a distorção é progressiva. Já temos alunos na segunda e na terceira série do Ensino Fundamental com esse problema”, informa a gerente-executiva do projeto Autonomia na SEEDUC, Rosana Mendes. O planejamento para 2010 começou no último dia 7 de agosto, com foco na adesão espontânea da escola, do professor e do aluno. Rosana classifica como “extremamente positivo” o saldo de diretores e professores que “abraçaram” o projeto este ano. O Autonomia começou a ser apresentado às unidades em novembro de 2008 e as aulas tiveram início em março deste ano, sem um projeto-piloto. Por este motivo, a abrangência ficou reduzida para identificar a necessidade de ajustes para o próximo ano letivo. Em dezembro, os alunos optam ou não por ir para uma turma do Autonomia em 2010. “A aceitação é a tônica da rede. Cada município tem uma peculiaridade, de maior ou menor aceitação, e por isso podemos promover esses ajustes”, explica. Os participantes do Autonomia têm quatro horas diárias de aula em turmas diferenciadas, com o mínimo de 20 e o máximo de 35 alunos divididos em equipes e orientados pelo mesmo professor durante todo o programa. O objetivo da longa convivência é dar condições para o professor descobrir a causa do atraso do estudante. Entre as possíveis causas estão: sucessivas repetências; lacunas no processo de aprendizagem; dificuldades físicas, como problemas de visão ou audição; situação sócio-econômica; ou ingresso tardio na escola. “Por estas e outras dificuldades, o aluno acaba ficando rebelde, agressivo, e entra em um círculo vicioso, no qual perde o referencial e a ligação com a Educação. As consequências são duas: ou fica em situação de distorção ou evade. O professor precisa resgatar a capacidade de o aluno sonhar, de ter perspectivas”, comenta Rosana. São duas disciplinas por módulo no Ensino Fundamental, com duração de 12 meses, e três no Ensino Médio, com duração de 18 meses. Antes de cada módulo, os professores passam por uma formação de 40 horas. As férias e o recreio são respeitados e, mesmo assim, todo o conteúdo é ensinado no prazo reduzido. Alunos de várias séries se misturam, pois uma das propostas é estimular a “troca” de conhecimento. Durante o novo Telecurso, os alunos assistem a uma tele-aula de 15 minutos, e contam com livros-texto, livros de literatura, mapas e dicionários. Todo o material foi atualizado dentro da nova reconfiguração geopolítica e do acordo ortográfico.No Autonomia não há provas. A avaliação é diária e fica registrada no memorial do aluno e no memorial da turma, que são as paredes da sala, onde os trabalhos são expostos. Além dos módulos, há projetos pedagógicos complementares para a discussão de temas como sexualidade, gênero, meio ambiente etc. Uma equipe técnica pedagógica, composta por supervisores regionais, acompanha todo o processo. “Além de aprender conteúdos específicos, o aluno aprende a aprender. A preocupação é garantir uma educação voltada para o desenvolvimento do ser, além do domínio das habilidades dos conteúdos”, conclui Rosana.

(conexão professor -portal do governo do Rio de Janeiro)

mostra de arte - Barroco

mostra de arte - Barroco
pesquisa dos alunos

Estes cartazes estarão disponíveis na sala do Autonomia Ensino Médio

Estes cartazes estarão disponíveis na sala do Autonomia Ensino Médio
Culminância do projeto: Barroco: a arte da indisciplina

Chegando o Natal!

Quero neste Natal, Desejar não somente que tenha muitas felicidades neste dia, Mas sim que Milagres te dominam, E te faça perceber que Natal Não está somente na virada do dia 24 de Dezembro para o dia 25, Mas está em todos os dias do ano.

O "Autonomia" EM do Leonel, deseja a todos um FELIZ NATAL!

O "Autonomia" EM do Leonel, deseja a todos um FELIZ NATAL!
muita paz, muito amor, compreensão, inclusão e tudo de bom!!!

O abraço aproxima e faz bem ao coração

O abraço aproxima e faz bem ao coração
Ao longo deste ano fizemos nosso trabalho com muito carinho e dedicação, por isso e pela amizade que construímos, um abraço carregado de carinho e encorajamento é o que oferecemos e desejamos para vocês, nossos queridos alunos.Feliz natal e um ótimo ano de 2010 para todos. Que estejamos todos aqui, com saúde, paz e, sobretudo, muita vontade de estudar!Professoras: Elisangela e Patrícia - autonomia no Leonel